UnB - UAB - Tecnologias Contemporâneas na Escola 1
Professor: Christus Nóbrega
Profa. Ver. E Supervisora: Cínara Barbosa
Tutora: Adriana Ferreira de Deus
Alunos: Letícia Souza, Luciano Junqueira Nogueira e Marcos Valério Diamantino.
Nome da Atividade: Fazendo Arte nas Férias
Fundamentos teóricos:
Evento extra-curricular cultural ao ar livre no sentido de oferecer atividades para alunos do ensino fundamental e para o público da comunidade em que a escola está inserida.
Desde 1996, com a promulgação da Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional, número 9.394, tornou-se obrigatório o ensino das artes nos diversos níveis da educação básica. A partir dessa nova lei, mudou-se não apenas a denominação da disciplina que deixou de ser chamada de “Educação Artística”. Sob o termo de Artes Visuais, segundo Ana Mae Barbosa, no artigo, Arte-Educação no Brasil: realidade hoje e expectativas futuras, a Lei Federal que tornou obrigatório artes nas escolas, entretanto, não pôde assimilar, como professores de arte, os artistas que tinham sido preparados pelas Escolinhas, porque para lecionar a partir da 5ª série exigia-se o grau universitário que a maioria deles não tinha. A nova disciplina passou a contemplar não apenas as demandas de Artes Plásticas, mas também as de cultura visual em geral: publicidade, cinema, televisão, histórias em quadrinhos, fotografia, artes gráficas e produções com novas tecnologias.
Baseados nesses conceitos e argumentos que redesenharam a prática e a finalidade do novo ensino-aprendizagem de Artes Visuais, a finalidade do plano de aula busca propor a relação ao segmento que procura aplicar as novas diretrizes, tomando como universo dos alunos de escola pública aplicada em praça pública.
Dentro das novas diretrizes do ensino-aprendizagem de Artes Visuais, as atividades desse segmento poderiam conter desafios não apenas no lado do fazer artístico como também do pensar/refletir, acerca de temas variados, a partir do processo de criação visual
Palavras chave: Artes - Ar Livre - Férias - Ziraldo
Objetivos:
Geral: Oferecer uma alternativa cultural e lúdica aos alunos no período das Férias Escolares do meio do ano, bem como aproximar a comunidade das atividades e da realidade da escola, levar os alunos à uma aprendizagem holística, fortalecendo aptidão às artes, complementar o aprendizado ampliando a capacidade intelectual e as habilidades dos participantes e proporcionar aos participantes ferramentas de educação à artes que venham a contribuir no processo ensino-aprendizagem;
Específico: Apresentar a obra do Artista Visual Ziraldo Alves Pinto e propor atividades culturais.
Favorecer a expressão de todos os participantes criando um elo com a arte em destaque e com a arte em geral, sociabilizando o trabalho artístico no sentido de desenvolver o interesse individual para as artes.
Estimular os alunos a serem multiplicadores dos conhecimentos sobre artes e sobre os artistas brasileiros.
Conteúdo:
A partir da obra de Ziraldo estimular os participantes à leitura, brincadeira, consulta a Internet, desenho e pintura. O enfoque será nas brincadeiras infantis propostas nas obras de Ziraldo. Alunos e acompanhantes serão estimulados a desenhar ou pintar um brinquedo ou brincadeira, antigos ou atuais, dentro do estilo do artista ou não. Uma das finalidades é contextualizar o tema acerca do risco de algumas brincadeiras como: soltar pipa com cerol, evitar contato com animais bravos e insetos e répteis peçonhentos, brincadeira em altura, condução incorreta de bicicleta no trânsito etc. Os adultos também poderão dessas atividades compartilhando opiniões e experiências sobre o tema. Haverá também espaço para as crianças divertirem-se com brincadeiras do tipo: jogo de peteca, bugalha, cabo-de-guerra, pula corda, feitura de pipa sem cerol, corridas do saco e do ovo etc. Haverá jogos de tabuleiro: damas, xadrez que poderão ser compartilhados pelos adultos.
Tempo:
O evento será realizado ao ar livre, numa praça pública, no primeiro sábado do início das férias escolares, por um período de três horas: das 9h às 12 horas.
Metodologia:
Palestra sobre a vida e obra de Ziraldo Alves Pinto, Artista Visual multimídia, com trabalhos nas áreas dos quadrinhos (Turma do Pererê, Turma do Menino Maluquinho). Monitores acompanharão as principais atividades de leitura de gibis, desenho e pintura.
Bate papo sobre o artista em destaque.
Recursos:
Uma tenda com instalação de 10 mesas com duas cadeiras cada com 10 notebooks ligados à Internet em site e blogs que apresentem conteúdos ligados ao artista Ziraldo. Equipamento de som com microfone. 10 cavaletes e folhas de papel e material de desenho e pintura. Gibis diversos do artista Ziraldo. Brinquedos: cordas pra pular e cabo-de-guerra, sacos de estopa, colheres e ovos cozidos, peteca, bugalhas, papel de seda, varetas, cola, jogos de tabuleiro etc.
Avaliação:
As inscrições serão feitas no local e será oferecido Certificado de Participação.
Referências: Almanaque do Ziraldo, Luis Saguar e Rose Araujo, Editora Melhoramentos 2007.
Pasquim, Charges, Ziraldo (vários números)
Revistas Pererê (anos 60)
Revistas O Menino Maluquinho (Anos 80 e 90)
www.ziraldo.com
videografia: http://youtu.be/CXYKjE7YGL4
músicas: http://youtu.be/dn576g_05NU
ziraldo.blogtv.uol.com.br
casaziraldodecultura.blogspot.com
Observação:
Para cobrir os custos de realização será feita uma parceria com a Secretária Municipal de Educação. Dependendo do resultado, a atividade será continuada destacando o trabalho de outros artistas nacionais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário